Cifoplastia - Dr Nelson Astur

Tratamentos


Cifoplastia


  • Normalmente, fraturas por osteoporose da coluna vertebral resultam em colapso da porção frontal da vértebra levando a compactação da mesma em formato de cunha, levando a dor, perda de altura e aparência em corcunda do paciente.
  • A cifoplastia lembra o procedimento de vertebroplastia mas utiliza um processo de dois estágios. Primeiro é feito a inserção percutânea de uma cânula na vértebra compactada e por ela é colocado uma espécie de balão que irá inflar na tentativa de recuperar o formato normal da vértebra. Na sequência, é injetado pela cânula nesta câmara óssea, recém formada pelo balão já retirado, um cimento ortopédico (polimetilmetacrilato) que irá manter a correção. Como o procedimento restaura a vértebra para um formato mais adequado e normal, o alinhamento da coluna pode melhorar também.
  • A cifoplastia é realizada de maneira minimamente invasiva através de uma pequena incisão de cerca de 1 cm nas costas. É feita com sedação anestésica de acordo com o paciente. O processo completo pode durar 1 hora para cada vértebra tratada e o paciente geralmente recebe alta para casa no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. A melhora da dor é notada cerca de 2 dias após o procedimento.
  • A cifoplastia é um procedimento relativamente novo e resultados de longo termo ainda não são conhecidos com evidência absoluta, assim como os seus efeitos nas vértebras adjacentes. Como qualquer outro procedimento médico, a cifoplastia tem seus riscos e devem ser discutidos com o seu médico antes de considerar o tratamento.