Infiltração epidural - Dr Nelson Astur

Tratamentos


Infiltração epidural


Geral

  • Infiltração epidural de esteroides é um método comum de tratar a inflamação associada com dor lombar irradiada para as pernas, ou do pescoço irradiada para os braços. Em ambos, os nervos espinhais inflamam devido ao estreitamento no seu trajeto de dentro do canal vertebral para fora da coluna.

Quando fazer uma Infiltração Epidural?

  • O estreitamento do trajeto dos nervos e raízes pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles a hérnia de disco, espículas ósseas, hipertrofia dos ligamentos da coluna, cistos, ou até mesmo desalinhamento das vértebras (“vértebra escorregada”, também conhecido como espondilolistese). O espaço epidural é preenchido por gordura que envolve a membrana espinhal e proporciona amortecimento para os nervos e medula. Esteróides (“cortisona”) injetado no espaço epidural tem uma propriedade anti-inflamatória muito potente que pode diminuir a dor e melhorar a capacidade do paciente. Embora o corticoide não altere a anatomia e obstáculos no local, ele pode quebrar o ciclo da dor e inflamação e permite que o corpo compense este problema. Dessa maneira, as infiltrações podem gerar benefícios que perduram mais do que os efeitos do corticoide.

Como é feita a Infiltração Epidural?

  • Existem três maneiras mais comuns de infiltrar corticoide no espaço epidural: a interlaminar, caudal ou transforaminal. Todas os três métodos envolvem a colocação de uma agulha fina no local correto através na ajuda de uma fluoroscopia (Raio X). Em geral, anestésico local é adicionado com o corticoide para proporcionar alívio temporário da dor.
  • O método mais popular entre ortopedistas cirurgiões de coluna é o transforaminal, também conhecido como bloqueio foraminal da raiz. A agulha é colocada perto do nervo no local aonde ele deixa a coluna, aonde ele é chamado de raiz. A medicação então se propaga por todo o trajeto da raiz no espaço epidural. Este método proporciona a injeção mais concentrada de corticoide na região afetada (em geral um único segmento e de um único lado). A melhora da dor e função do bloqueio foraminal também tem valor diagnóstico para identificar a origem da dor.
  • Todos os três métodos são realizados em sistema de hospital-dia, ou seja, em um único dia é feito a internação, o procedimento e a alta para casa. No dia seguinte o paciente já pode retornar para suas atividades. O procedimento é realizado com uma sedação leve, embora alguns pacientes o tolerem com apenas anestesia local.

O que acontece após a Injeção?

  • O corticoide normalmente começa sua ação em 1 a 3 dias, mas algumas vezes pode levar até 1 semana para sentir os efeitos. Apesar de incomum, alguns pacientes podem sentir uma piora da sua dor habitual por alguns dias após o procedimento.
  • Infiltrações epidurais tem sido feitas por décadas, e são consideradas um procedimento bastante seguro e efetivo para o tratamento da dor nas costas, pernas e nos braços com origem na coluna. Complicações importantes são raras mas podem incluir reação alérgica, sangramento, infecção, dano ao nervo ou paralisia. Quando feita por um profissional com acreditação e experiência sob controle de raio-x, o risco se torna mínimo.
  • Embora nem todos obtém alívio da dor com as infiltrações, em geral elas fornecem melhora da dor e da função que dura alguns meses ou mais. Se o benefício for considerável, as infiltrações podem ser repetidas periodicamente para manter a melhora. Elas também são combinadas com outros tratamentos (medicaçãoo, fisioterapia, etc) na tentativa de maximizar os efeitos benéficos.