V.E.P.T.R. - Dr Nelson Astur

Tratamentos


V.E.P.T.R.


O que é o VEPTR ?

  • VEPTR (Implante de Costela Vertical Expansível de Titânio) é um implante instalado cirurgicamente para tratar a síndrome da insuficiência torácica em pacientes pediátricos
  • A Síndrome da Insuficiência Torácica é uma doença congênita na qual deformidades graves do tórax, coluna e costelas impedem a respiração normal, crescimento e desenvolvimento dos pulmões .
  • O VEPTR é uma haste de metal curva que é presa à costela da criança perto da coluna através de ganchos ou âncoras nas extremidades do implante. O VEPTR auxilia a correção da curva da coluna e separa as costelas para que os pulmões possam crescer e expandir a medida que a criança se desenvolve.
  • O comprimento do VEPTR pode ser aumentado ou diminuído a medida que o paciente cresce.

Como o VEPTR funciona ?

  • Durante a cirurgia, o VEPTR é ajustado para se acomodar individualmente em casa criança. Ele é preso verticalmente nas costelas do paciente próximo à coluna. Em alguns casos, mais do que um VEPTR é usado para criar espaço no tórax para os pulmões se desenvolverem mais plenamente.
  • O VEPTR será alongado ou substituído cirurgicamente no momento certo para permitir o crescimento do paciente e corrigir as deformidades da coluna e do tórax.
  • O ajuste do comprimento do VEPTR é feito no centro cirúrgico através de pequenas incisões nas costas do paciente

Quando o VEPTR é indicado ?

  • O VEPTR foi originalmente desenvolvido e aprovado pelo FDA americano para tratar a Síndrome da Insuficiência Torácica em paciente pediátricos. Hoje ele é bastante aplicado em pacientes que apresentam Escoliose de Início Precoce.

Quando o VEPTR não é indicado ?

  • O VEPTR não deverá ser usado em pacientes que já completaram o crescimento ou em escolioses isoladas que podem ser tratadas com as técnicas tradicionais de correção e artrodese que não ameaçam o crescimento da coluna, tórax e pulmões da criança.

Qual é o objetivo do VEPTR ?

  • Os resultados esperados durante o tratamento com o VEPTR são: a. Padrão mais normal de crescimento b. Diminuir as deformidades do tórax, coluna e costelas c. Diminuir a necessidade para oxigênio suplementar d. Aumentar o volume pulmonar e. Melhora da sobrevida f. Melhora da capacidade para atividade física g. Melhora da saúde psicossocial

Quais são os resultados a longo prazo para pacientes submetidos ao tratamento com VEPTR ?

  • Os resultados a longo prazo para pacientes tratados com o VEPTR são em geral bons. O implante expansível permite o desenvolvimento dos pulmões do paciente à medida que a criança cresce. Quando a criança atinge a maturidade esquelética, a cirurgia de correção e artrodese da coluna para escoliose tornará a correção permanente.
  • Mais experiência e seguimento de pacientes com Síndrome da Insuficiência Torácica, Escoliose de Início Precoce e o VEPTR como opção de tratamento ainda é necessária para fornecer respostas mais completas sobre os resultados a longo prazo. Pesquisas estão atualmente sendo realizadas para os médicos entenderem melhor o que causa a Síndrome de Insuficiência Torácica, assim como o que é o crescimento normal pulmonar e sua capacidade.