Infiltração facetária - Dr Nelson Astur

Tratamentos


Infiltração facetária


Geral

A faceta (também conhecida como articulação zigapofisária) está localizada na parte posterior da coluna em cada lado da vértebra aonde duas vértebras adjacentes se articulam. A articulação facetaria proporciona estabilidade e permite à coluna inclinar-se e rodar. Ela contém cartilagem entre os ossos e é envolvida por uma cápsula cheia de líquido sinovial (fluido que lubrifica e reduz o atrito entre as superfícies ósseas no movimento).


Quando fazer uma infiltração facetária?

  • Existe basicamente duas razões para se submeter a uma infiltração facetaria: a. Diagnóstica (para determinar a fonte da dor) b. Terapêutica (para tratar um problema detectado)
  • A maioria das dores lombares irão melhorar em algumas semanas com tratamento conservador como repouso relativo, medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia, e exercícios. Se o paciente sofre de dor nas costas por mais de 6 semanas sem melhora com esse tipo de terapêutica, seu médico pode solicitar estudos diagnósticos de imagem como raio-x, ressonância magnética, ou tomografia computadorizada para avaliar a estrutura da coluna. Problemas nas articulações facetarias podem contribuir para a dor lombar e pode ser visibilizada nos exames de imagem.
  • Para determinar se a articulação facetária é realmente a fonte da dor, uma infiltração (também chamada de bloqueio) pode ser realizada. Se a dor lombar melhorar ou aliviar totalmente após um anestésico ser injetado na faceta ou sobre um pequeno nervo que dá a sensibilidade desta articulação, a chance desta ser a fonte da dor é bastante provável. Neste caso, um corticoide ou corticoesteróide pode ser infiltrado adicionalmente ao anestésico para proporcionar um tempo de analgesia mais longo.

Como é feita a infiltração facetária?

  • A infiltração facetaria pode ser feita intra-articular (dentro da articulação) ou bloqueando o ramo medial da raiz (medicação no nervo da faceta). Este procedimento é realizado com o paciente acordado com anestesia local, algumas vezes com uma leve sedação para conforto do paciente. Este é posicionado de bruços em centro cirúrgico com toda monitorização cardíaca, oxigenação e de pressão necessárias. Após antissepsia, a infiltração é guiada pela fluoroscopia (raio-x intraoperatório) para atingir o ponto exato. O procedimento leva cerca de 30 minutos e é feito em esquema de hospital-dia onde o paciente interna, faz a infiltração e recebe alta no mesmo dia. No dia seguinte ele já esta liberado para suas atividades normais.

O que acontece após a infiltração?

  • O corticoide normalmente começa sua ação em 1 a 3 dias, mas algumas vezes pode levar até 1 semana para sentir os efeitos. Apesar de incomum, alguns pacientes podem sentir uma piora da sua dor habitual por alguns dias após o procedimento.
  • Infiltrações tem sido feitas por décadas, e são consideradas um procedimento bastante seguro e efetivo para o tratamento da dor nas costas por síndrome facetária. Complicações importantes são raras mas podem incluir reação alérgica, sangramento, infecção, dano ao nervo ou paralisia. Quando feita por um profissional com acreditação e experiência sob controle de raio-x, o risco se torna mínimo.

3. Embora nem todos obtém alívio da dor com as infiltrações, em geral elas fornecem melhora da dor e da função que dura alguns meses ou mais. Se o benefício for considerável, as infiltrações podem ser repetidas periodicamente para manter a melhora. Elas também são combinadas com outros tratamentos (medicação, fisioterapia, etc) na tentativa de maximizar os efeitos benéficos.