Problemas comuns


Escoliose


Descrição

Escoliose é a curvatura anormal da coluna mais comum. É mais frequente ainda em meninas adolescentes. É o desvio da coluna no plano frontal, ou seja, vendo o paciente de frente.

Escoliose é um problema genético que frequentemente é passado em família. Curvas pequenas normalmente não causam problemas ou dor. A curva mais comum é na região mais alta das costa. Em curvas maiores, o paciente pode apresentar um quadril mais alto que o outro e frequentemente um ombro mais proeminente que o outro.


Sintomas e Sinais

  • Um quadril pode estar mais alto que o outro
  • Um ombro pode estar assimétrico em relação ao outro
  • Deformidade nas costas em curva
  • Acentuação da deformidade ao curvar as costas
  • Formação de giba ou corcunda devido a rotação das vértebras

Causas

  • Na sua forma mais frequente, a idiopática do adolescente, não há causa conhecida para este problema
  • Tende a ser carga genética e passar em família
  • A de caráter congênito acontece por mal formação das vértebras
  • A degenerativa do idoso acontece por escorregamentos seriados das vértebras

Possíveis opções de Tratamentos

  • ObservaçãoMaior parte das curvas pequenas e de baixo grau. Maior parte dos casos. Apenas acompanhamento de rotina com o médico para avaliar se há progressão da deformidade.
  • ColetesComo uma primeira opção, o colete quase sempre é prescrito. Sua indicação e efetividade vai depender da origem, grau e gravidade da curva, assim como a maturidade esquelética do paciente. Os coletes são personalizados para a curva de escoliose específica de cada paciente e visam restringir a progressão desta curva durante o crescimento do adolescente.
  • Cirurgia: Correção, Instrumentação e ArtrodeseQuando a curva escoliótica do paciente atinge alguns critérios estabelecidos, o procedimento cirúrgico pode ser indicado. Através da inserção de parafusos pediculares e ganchos em vários pontos da coluna conectados por hastes, a coluna é endireitada. A haste é então travada na posição desejada e enxerto ósseo é adicionado para criar fusão ou artrodese, prevenindo progressão adicional da curva. Os objetivos da cirurgia são em ordem de importância: parar a progressão da deformidade, equilibrar o eixo da coluna e por fim endireitar de maneira estética a coluna dentro dos padrões de segurança.

Agende uma consulta

Aguarde Dr. Nelson Astur Neto - Aguarde - Estamos enviando sua mensagem. Estamos enviando sua mensagem.
Sua mensagem foi enviada com sucesso! Dr. Nelson Astur Neto - Sua mensagem foi enviada com sucesso! - Favor aguardar o nosso contato. Favor aguardar o nosso contato.
Dr. Nelson Astur Neto - Instituto Astur
Instituto Astur Av. Pacaembu, 1024 - Pacaembu - São Paulo/SP
Dr. Nelson Astur Neto - Telefone
11 3825.CLIQUE
Dr. Nelson Astur Neto - Hospital Albert Einstein
Hospital Albert Einstein Av. Albert Einstein, 627 - Bloco A1
Pavilhão Vicky e Joseph Safra - 3º. andar
Sala 306 - Morumbi - São Paulo/SP
Dr. Nelson Astur Neto - Telefone
11 2151.CLIQUE