DOUTOR, tenho LORDOSE, CIFOSE e ESCOLIOSE!! O que fazer??? - Dr Nelson Astur

Notícias

09 abril, 2015 - Postado por Dr Nelson Astur

DOUTOR, tenho LORDOSE, CIFOSE e ESCOLIOSE!! O que fazer???


Essa é uma queixa frequente nos consultórios de ortopedistas, mais ainda no do especialista em coluna. O paciente vem ao médico agoniado porque algum familiar ou outro profissional o avaliou e de cara já deu esses três diagnósticos e o transformou em três novos problemas.

A boa notícia é que pelo menos dois desses problemas já estão resolvidos logo de cara. LORDOSE e CIFOSE estão presentes em todos os seres humanos, o problema seria não tê-las!! Para manter o equilíbrio da coluna e da marcha, o ser humano desenvolveu, quando se olha de lado para uma pessoa, uma LORDOSE cervical, uma CIFOSE torácica e uma LORDOSE lombar… curvas fisiológicas na coluna e totalmente normais em qualquer pessoa. Algumas pessoas podem ter essas curvas um pouco mais acentuadas, mas a grande maioria dentro da normalidade. Quando elas são MUITO acentuadas, aí sim podem se tornar um problema, a HIPERCIFOSE ou HIPERLORDOSE.

A ESCOLIOSE, por sua vez, já configura uma alteração no equilíbrio da coluna. Ela pode ser notada ao observar uma pessoa de costas com desalinhamento em uma coluna que deveria ser reta, inclinação nos ombros ou na pelve, ou a formação de uma “corcunda” ou “giba” nas costas. O diagnóstico preciso da gravidade e do tipo de escoliose só será feito após consulta com especialista e exame de imagem. A boa notícia é que na grande maioria dos casos, a curva é tão pequena e não configura ESCOLIOSE (menos de 10 graus), e mesmo naquelas com mais de 10 graus, a maioria não atinge gravidade suficiente a ponto de necessitar intervenção. O ideal é sempre consultar um especialista no assunto para definir o diagnóstico !!

Para outras dúvidas, consulte sempre um especialista credenciado !!

Postado por: Dr. Nelson Astur Neto Cirurgia da Coluna | CRM/SP: 125.010 Agendar Consulta
Dr. Nelson Astur Neto - Categorias Categorias: FAQ,