Dor nas costas e o home office - Dr Nelson Astur

Notícias

22 junho, 2020 - Postado por Dr Nelson Astur

Dor nas costas e o home office


O home office era uma atividade para uma minoria, mas que se popularizou após os acontecimentos da pandemia do coronavírus em 2020. Muitos encararam essa novidade sem preparo prévio pela rapidez dos acontecimentos, e não tinham a estrutura ideal ou a ergonomia e espaço que um escritório ideal apresenta. Nesse cenário, a dor nas costas se tornou uma constante nessa nova classe de trabalho. A fim de evitar problemas como dor lombar, torcicolo e dor nas costas, alguns cuidados são necessários e devem ser atentados:

  • Tenha uma cadeira adequada

A cadeira de trabalho deve ter apoio na região lombar adequado e o encosto deve seguir a curvatura da coluna. Se ela é reta nessa região, tente colocar um pequeno travesseiro ou almofada para apoiar. O assento deve ser acolchoado. De preferência, use cadeiras com braços ajustáveis de forma que seu cotovelo forme um ângulo de 90 graus e apoiem seus antebraços.

  • Altura da cadeira

Os pés devem tocar o chão ou um apoio (degrau) no chão e os quadris e joelhos devem formar ângulos de 90 graus. Ajuste a altura da cadeira de baixo para cima, ou seja, pense na posição das pernas, depois dos braços e enfim a relação da cabeça com a altura da tela do computador. Se necessário, ajuste a altura da tela do computador. Se for notebook, ajuste com livros.

  • Cuidados com punho

Tenha um apoio acolchoado para os punhos na altura do teclado quando você tem perfil de quem digita muito. Tenha um apoio acolchoado no mousepad caso use muito o mouse de modo que ele fique em posição neutra. Faça alongamento dos punhos periodicamente e evite muito tempo seguido sem pausas.

  • Cuidado no Home Office do sofá

A tentação dos novos trabalhadores de home office é fazer as atividades no sofá ou na cama. Não faça isso. Além de ser um ambiente mais sujeito a distração e sonecas, a posição de trabalho nunca será ideal e a chance de desenvolver dores no corpo será muito maior.

  • Pausas

Faça pausas estratégicas a cada 40 minutos. Levante, ande, vá ao banheiro, vá a cozinha tomar água. Movimente-se por 10 a 15 minutos. Realize alongamentos ou mesmo trabalhe em pé. Isso irá ativar a musculatura parada e estimulará a circulação sanguínea.

  • Atividade física

Exercícios regulares sempre serão incentivados, com ou sem home office. Podem ser feitos na academia ou mesmo na sua casa. São a melhores evidência para evitar e até tratar dores no corpo. Vão desde alongamentos orientados ao exercício aeróbico (caminhadas, corrida, bicicleta) e de fortalecimento. A maioria dos exercícios simples para fortalecimento do core (musculatura lombar, dorsal e torácica) podem ser realizados em casa sem nenhum equipamento especial. O cenário ideal seria com um profissional para orientação e supervisão para execução correta dos movimentos.

Postado por: Dr. Nelson Astur Neto Cirurgia da Coluna | CRM/SP: 125.010 Agendar Consulta
Dr. Nelson Astur Neto - Categorias Categorias: Notícias, Sem categoria,