Artrodese / Fusão - Dr Nelson Astur

Tratamentos


Artrodese / Fusão


A Artrodese é uma técnica cirúrgica em que uma ou mais vértebras da coluna são unidas (fusão) juntas de uma maneira em que não há mais movimento entre elas. O conceito de artrodese é similar ao da soldagem em construção. A cirurgia de artrodese, entretanto, não solda as vértebras imediatamente após a cirurgia. Pelo contrário, enxerto ósseo é colocado ao redor da coluna durante a cirurgia. O organismo então cicatriza esses ossos e enxerto após alguns meses – similar a cicatrização de uma fratura – travando e juntando uma vértebra na outra.


Quando a Artrodese é indicada?

  • Existem diversas razões potenciais para um cirurgião considerar artrodesar um segmento vertebral. Entre elas estão: tratamento de fraturas vertebrais; correção de deformidades (escorregamentos, escolioses, cifoses); eliminar dor de um segmento vertebral; tratamento de instabilidade; e, tratamento de algumas hérnias de disco cervicais.
  • Uma das razões menos controversas para realizar uma artrodese são os casos de fraturas vertebrais. Embora nem todas as fraturas vertebrais necessitem de cirurgia, algumas fraturas – particularmente aquelas associadas à lesão medular ou lesão nervosa – necessitam de artrodese como parte do tratamento cirúrgico.

Como é feito a artrodese?

  • Existem vários métodos disponíveis para uma artrodese de coluna e todas se baseiam na colocação de enxerto ósseo entre as vértebras. A coluna é acessada pela via anterior ou posterior ou a combinação de ambas. No pescoço, a via anterior é mais comum; na lombar e na torácica a artrodese é mais comumente feita por via posterior.
  • O objetivo é obter uma fusão óssea sólida entre duas ou mais vértebras. Na artrodese pode ou não ser utilizado implantes (instrumentação) adicional como placas, hastes, parafusos e espaçadores (cages). A instrumentação algumas vezes é utilizada para corrigir deformidades, mas normalmente é utilizada como um fixador interno para imobilizar o segmento vertebral enquanto a ponte óssea se forma.
  • Com ou sem instrumental, é importante que enxerto ósseo ou substitutos ósseos sejam utilizados para gerar fusão. O enxerto pode ser retirado de outro osso do paciente (autólogo) ou de um banco de ossos (alógeno). Fusão por osso retirado do próprio paciente tem uma grande história de sucesso e mantém-se sendo o “padrão ouro” para artrodese. A crista ilíaca é bastante utilizada como fonte de enxerto ósseo. Tabagismo, comorbidades, medicações para outras doenças e a saúde em geral podem afetar e diminuir a taxa de cicatrizaçãoo e fusão óssea.